top of page

10 DICAS que vão mudar o seu consultório! Resultado de quase duas décadas trabalhando para médicos.

  • Foto do escritor: Paola Gouvêa de Miranda
    Paola Gouvêa de Miranda
  • 2 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura



"TRABALHAR GERA O SEU SUSTENTO MAS, SÓ O TRABALHO DEPOIS DO TRABALHO, QUE VAI ENRIQUECER VOCÊ."

Talvez você saiba talvez não, mas eu trabalho para médicos há 18 anos.

Há mais de 20 anos, trabalho com gestão de empresas. Já ajudei muitos empresários e empreendedores.


Toda essa experiência me permite ajudar você!

Procuro fazer isso cada vez mais e melhor, pois eu não paro de trabalhar, de empreender, de errar e acertar. Tudo isso move esse grande ciclo virtuoso, ainda bem! :)


Recebo diariamente nas redes sociais (se você ainda não me segue, clique AQUI) várias perguntas que se repetem. Há um padrão nas dúvidas básicas que aparecem.


Todas elas eu já vivi (e resolvi) na prática, ora trabalhando como administradora ou gestora de clínicas e consultórios, ora durante as sessões de mentoria para médicos ou ainda desenvolvendo projetos para a área da saúde.


Por isso resolvi destacar aqui as

10 DICAS principais

que, se você aplicar, resolvem os problemas mais comuns enfrentados pela maioria dos consultórios.



DICA 1 - SAIBA PRECIFICAR O SEU SERVIÇO

Sim, você precisa saber como formar preços. Há método e técnica, e você precisa dominar o assunto.


DICA 2 - SAIBA QUANTO CUSTA A SUA HORA CLÍNICA

Saber quanto custa para o seu bolso cada hora que seu consultório fica aberto é fundamental para você decidir como usar seus recursos, para você decidir quanto cobrar e como investir seu tempo e seu dinheiro.

DICA 3 - PLANEJE RECEITAS E DESPESAS

A palavra é essa - planejar. Você precisa adquirir o hábito de planejar suas receitas e despesas no curto prazo. É muito importante se organizar para garantir que receberá o montante que necessita para pagar todos os seus compromissos e ainda a sua retirada mensal.


DICA 4 - CONTROLE SEU FLUXO DE CAIXA

Entenda que, no fim das contas, tudo é uma questão de fluxo de caixa.

Controlar todo o dinheiro que entra e sai da sua conta corrente é importantíssimo! O fluxo de caixa olha para o curto prazo, tanto no passado como no futuro, ele é complementar ao planejamento da dica 3.

Primeiro você planeja, depois registra no fluxo de caixa esse "futuro próximo", depois registra o que de fato ocorreu, e compara o planejado com o executado. Reve o planejamento e repete...

Sim, é cíclico, não basta fazer uma única vez.


DICA 5 - PLANEJE O FUTURO DA SUA CLÍNICA

Não é o mesmo que a dica 3. Aqui estamos falando do planejamento de médio e longo prazos. Isso inclui definir muito bem seus objetivos de crescimento, traduzir esses objetivos em metas mensuráveis e elaborar estratégias para chegar lá.


O futuro sempre chega, e ele é imprevisível. Esteja pronto.

DICA 6 - DEFINA METAS DE RECEITA SUPERIORES AO SEU GASTO TOTAL

Gasto total é tudo, T U D O mesmo. Engloba todas as despesas, todos os investimentos, toda exceção (aqueles incêndios que aparecem), todas as previsões e toda a sua necessidade de retirada mensal, incluindo os incêndios particulares.

Seu sustento e o sustento da sua família vêm - em grande parte - da receita do seu consultório. Leve esse planejamento muito a serio.


DICA 7 - CONTROLE SEU ESTOQUE

Não compre mais do que o necessário, mantenha um estoque enxuto. Tome cuidado com as promoções dos laboratórios; eles estão fazendo o trabalho deles, não estão errados, mas é o trabalho deles, o seu é manter seu estoque enxuto.

Imobilizar capital é um erro básico em qualquer gestão financeira, manter estoque elevado é imobilizar capital.


DICA 8 - CONTROLE OS PRAZOS DE RECEITAS E DESPESAS

Controle os prazos! Controlar prazos de pagamentos e de recebimentos significa 'casar o fluxo de caixa', é a garantia que seu consultório terá dinheiro em conta suficiente para pagar todas as despesas assumidas sem a necessidade de renegociação ou da diminuição da sua retirada mensal.


DICA 9 - NÃO MISTURAR O DINHEIRO DO CONSULTÓRIO COM O PESSOAL

Nem vou comentar essa aqui, porque não precisa, né?

Precisa?! Por favor, nunca, jamais, misture contas pessoais com as do consultório.

Na conta corrente do consultório só entram receitas de serviços seus ou de outros colegas e, só há saídas de dinheiro para pagar as despesas do consultório.

Colégio dos seus filhos? É pago através da sua conta corrente pessoa física.

"Ah, mas eu não sou PJ, não preciso." Precisa sim. Tenha duas contas no banco e faça essa separação.

DICA 10 - ANALISE MUITO BEM O CUSTO DO DINHEIRO QUE PRECISAR CAPTAR

Ninguém está livre de precisar de capital de giro. Imprevistos e crises acontecem com todos nós. Faça isso com muito critério, dinheiro custa muito caro no Brasil. Analise as taxas dos bancos, leia as letras miúdas, compare as ofertas de bancos diferentes e escolha o dinheiro mais barato.

DICA BÔNUS -

Cuidado com antecipação de recebíveis! Só recorra ao crédito bancário se realmente não houver outra opção, antes disso negocie com fornecedores, é sempre melhor.


 
 
 

Comments


bottom of page