top of page
Buscar

18 lições que aprendi em 18 anos trabalhando para médicos.

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Grandes erros que vi (e vivi na prática) em Gestão e Marketing na área da saúde.


Nos últimos 18 anos trabalhei muito, aproveitei todas as oportunidades que a vida me ofereceu, encarei todos os desafios (aliás encaro até hoje) e aprendi muito com tudo isso.


Nesses 18 anos, conheci e convivi com muitos médicos e empresários. Trabalhei para clínicas, consultórios e empresas.


Aprender com seus próprios erros é obrigação. Aprender com os erros dos outros é sinal de inteligência.

Leia esse post até o final, quem sabe você não aprende alguma coisa com a minha experiência?


Experiência = muito trabalho (muito) + erros + acertos.




As lições não estão em ordem de importância ou nada do tipo, mesmo porque, acredito que tudo está correlacionado. Gerir é uma ação sistêmica.


Espero que as lições abaixo lhe sejam úteis!


1) Não tenha medo de falar sobre valores com seus pacientes

Não subestime a inteligência dos seus pacientes. Não fique fazendo malabarismos para "disfarçar" seus honorários. Ofereça valor, demonstre que você está resolvendo um problema importante do paciente. Quanto há valor percebido, o preço é irrelevante.


2) Aprenda a vender

Estamos vendendo o tempo todo. Neste momento eu estou vendendo para você. Conforme você lê meu texto, vai criando uma percepção de valor sobre o meu nome, e isso é venda.

Entenda que você vende seus serviços durante toda a jornada do paciente, desde o primeiro momento que ele tem contato com o seu nome, até o pós-atendimento.

Construa valor ao longo de todo esse processo.


3) Não aja paradoxalmente

Como você quer ter uma empresa médica de sucesso se você não quer investir seu tempo, sua inteligência e tampouco seu dinheiro no ato de gerir sua clínica ou consultório com propriedade?

A desculpa "não tenho tempo" não cola mais, nem para os outros nem para você mesmo. Não esconda a falta de interesse ou de prioridades, na sua agenda.


4) Serviço bom custa caro

Não tenha medo de cobrar! Serviço de qualidade não é barato. Quando você resolve, de verdade, o problema de alguém, você passa muito valor. Quanto mais valor você puder passar, mais você poderá cobrar.


5) Serviço bom custa caro II

Não é apenas o seu serviço que custa caro. Entenda que se você quer ser tão bem atendido como atende seus pacientes, terá que pagar por isso.

Não existe "almoço grátis".


6) Treine seus funcionários em vez de trocá-los

Muitas vezes o funcionário que não rende, apenas não faz a menor ideia do que você quer que ele faça. Você precisa deixar claro tanto o que quer que ele faça como o que ele não deve fazer. O óbvio precisa ser dito, sim!

Se você orientou, treinou e o funcionário não está rendendo, dê mais uma chance. Caso continue assim, demita e contrate outra pessoa. As vezes uma pessoa que não funciona bem na sua clínica, pode ser excelente em outra.


7) Você não paga para alguém ser "de confiança"

Você contrata e paga alguém para lhe entregar resultado.

Ser honesto é caráter, não competência. Não confunda as duas coisas.


A jornada do paciente começa muito antes dele pisar na sua clínica. Entender isso é a chave para o seu crescimento, não apenas para gerenciar a sua agenda, mas para ser remunerado à altura do valor que você entrega para o paciente.⠀

Para isso acontecer, o paciente precisa perceber esse valor desde o primeiro contato com o seu nome. Valorize a sua marca e crie valor para os seus pacientes durante toda a jornada.⠀


9) Pare de negar que tem um problema

"Não temos esse problema aqui."

"Não fazemos nada errado." A culpa é sempre de terceiros.

"Até temos um problema parecido, mas aqui é bem menos importante."

"É caro demais resolver isso, agora não podemos."

"Comprei uma solução, mas ela não funciona." A culpa não é da solução quando não se conhece a fundo o problema.


10) Na confusão não se vai longe

Quando você não tem confiança nas informações do seu consultório, quando você não consegue entender onde estão todas as informações relativas aos pacientes, ou pior, quando você nem sabe se tem alguma informação sobre eles, seu futuro está comprometido.

É impossível criar uma estratégia de crescimento a partir de informações desordenadas e faltantes. Arrume a casa! O futuro do seu consultório depende disso.


11) Só tome decisões com base em dados e fatos

Você não pode "achar" nada, tem que ter certeza!

Toda decisão envolve uma parcela de risco, mesmo as mais embasadas.

Se você toma decisões baseadas apenas na sua intuição, esse risco aumenta exponencialmente.


12) Aprimore a sua habilidade de comunicação

90% dos problemas que você enfrenta dentro do seu consultório ou clínica têm origem na pouquíssima habilidade de comunicação entre sócios e/ou entre estes e sua equipe.

Eu sei o que estou falando, sinto isso na pele há anos.


13) Aprenda a demitir

Entenda que existem tarefas que não podem ser delegadas, demissão é uma delas.

O ato de desligar um funcionário, um colaborador, seja ele CLT ou prestador de serviços, deve ser uma tarefa planejada e organizada.

Há um outro ser humano ali, por isso esse ato deve ser o mais humanizado possível. Lembre-se que humanização tem muito mais a ver com entender às necessidades, dores e desejos da outra parte, do que pela presença de pessoas no ato.


14) Nunca contrate alguém que você não possa demitir depois

Médicos e profissionais da saúde têm o hábito de contratar colaboradores e prestadores de serviço por indicação. Isso pode até ter seu lado positivo, mas não pode ser uma regra como vocês fazem ser.

É uma responsabilidade tremenda contratar uma pessoa. Uma contratação envolve não apenas, oferecer uma oportunidade, treinar para o trabalho que será exigido, orientar, cobrar e corrigir, envolve a vida dessa pessoa, dos demais funcionários e a sua.

Você não pode simplificar essa questão a "foi indicada pela minha tia..."


15) Aprenda a contratar

Você só aumenta suas chances de sucesso em uma contratação se souber, exatamente, qual é o trabalho que precisa ser executado.

Se você não conhece o operacional da sua clínica ou consultório, não sabe qual o trabalho precisa ser feito, como deve ser feito e - muito importante - o que NÃO deve ser feito, você vai falhar na contratação.

Não tenha preguiça aqui, contratação inadequada é dinheiro jogado fora.


16) Cuidado com os funcionários que você nunca tem que corrigir

O funcionário pode ser o melhor possível, o mais eficiente, o mais proativo, pelo menos em alguns momentos você precisará corrigir algum detalhe ou aprimorar uma tarefa.

Ninguém é tão perfeito a ponto de nunca errar.

Fique atento, se você nunca precisa corrigir nada em uma pessoa, o mais provável é que ela nada faça. Quem nunca faz nada, nunca erra.

Isso pode criar problemas graves no desempenho do grupo pois, o restante da equipe vê o que você não está vendo.


17) Não se acostume com bons resultados

Vi muitos médicos acomodados com bons resultados, se enganando que aquilo duraria para sempre. Por que seria diferente? Foi assim para o pai e avô, está sendo assim para ele e será até... até não ser mais.

Muitos perderam grandes oportunidades nessa "cegueira" voluntária.

Essa lição anda de mãos dadas com a próxima...


18) Esteja sempre preparado

O futuro sempre chega, e ele é imprevisível. Esteja sempre preparado.

Quando você está preparado, aproveita melhor as oportunidades que surgem. Além disso, se o futuro trouxer uma nova crise, você passará por ela com mais facilidade e menos dano.


Dica bônus

No final, tudo é uma questão de fluxo de caixa. Cuide do seu, corte despesas desnecessárias e invista na criação de valor para os seus pacientes.

Quem tem caixa é rei, em qualquer situação.


Quer mais dicas, algumas mais operacionais? Veja AQUI.


Abraço,

Paola

191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page