top of page

Como escolher um sistema informatizado - passo a passo

  • Foto do escritor: Paola Gouvêa de Miranda
    Paola Gouvêa de Miranda
  • 8 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de out. de 2019

Passo a passo para escolher um sistema de gestão informatizado para a sua clínica ou consultório.



Os vendedores de sistemas informatizado de gestão precisam vender! Esse é o papel deles. Dessa forma, na hora de apresentarem suas soluções, TODAS serão "as melhores do mercado".


Como você faz para decidir? Preço? Cara ou coroa? O vendedor mais simpático?

Brincadeiras a parte, a única possível resposta seria decidir pelo preço, mas eu lhe garanto que se você usar apenas esse indicador na sua tomada de decisão, vai gastar muito mais do que economizar, pode até perder dinheiro, e muito.


Se você não estiver preparado para a reunião de apresentação do sistema, e não souber como questionar para poder avaliar qual é a melhor opção para a sua clínica, você vai comprar o mais barato OU o que tiver o vendedor mais persuasivo...


Para te ajudar, aqui está um passo a passo:


Passo zero) Você precisa saber o que você quer E o que é melhor para sua clínica.

Nem sempre o que você quer é o melhor para a sua clínica, avalie antes sem preconceito e depois veja se encaixa.


Passo 1) Antes de se escolher um sistema informatizado de gestão para sua clínica ou consultório, você precisa saber EXATAMENTE o que quer TIRAR de informações do sistema. Você precisa já ter construído seus indicadores de gestão!

Exemplo: se você usa o DRE Gerencial* como um indicador de gestão, você já sabe que é preciso separar os impostos em grupos - impostos sobre a folha de pagamento; impostos sobre o faturamento e impostos retidos de serviços tomados ou insumos comprados. Dessa forma, o sistema já precisa estar preparado para lhe dar essa informação todos os meses. Isso é um exemplo de dado que você precisa "tirar" do sistema.

*caso queira saber mais sobre DRE Gerencial, clique AQUI


Passo 2) Desenhar o fluxo da informação da sua clínica. Nesse processo o principal alerta é: o fluxo de informações deve ser o mais contínuo possível. Isso significa não ter dupla entrada primária de dados.

Entrada primária de dados ocorre quando a sua secretária, sua enfermeira ou mesmo os médicos, entram com alguma informação no sistema. Pode ser digitando ou lendo um código de barras, por exemplo.

O sistema precisa garantir que essa entrada primária de dados seguirá, automaticamente, até o final, até a compor a saída da informação.


Passo 3) A interface precisa ser amigável. No dia a dia o trabalho precisa ser "fácil" para a sua secretaria, ao mesmo tempo PRECISA "travar" e não permitir "que ela burle" o sistema.


Uma vez que você tenha os critérios e respostas dos passos zero, um e dois, escolha a melhor relação CUSTO x BENEFÍCIO para a sua clínica.


MAS AGORA VEM UM ALERTA MUITO IMPORTANTE!

Passo 4) PARAMETRIZAÇÃO INICIAL - O fator determinante do sucesso de um sistema informatizado de gestão É A PARAMETRIZAÇÃO INICIAL.

Nenhum sistema, nem o da NASA, vai conhecer o fluxo da informação e as necessidades de saída da SUA CLÍNICA.

Então esse processo inicial, a parametrização, DEVE ser feito a 4 mãos - suporte técnico + clínica.

Dito isso, eu sugiro softwares que tenham excelentes suportes técnicos. NÃO menospreze o seu trabalho e dedicação durante a parametrização!


Tenha certeza de ter feito a sua parte antes de chamar os fornecedores para conversar. Você precisa saber o que perguntar e se proteger para não ser enrolado pelo vendedor. Saiba mais sobre a autora AQUI

 
 
 

Comments


bottom of page