MARKETING DIGITAL: A REALIDADE QUE NINGUÉM TE FALA
- Paola Gouvêa de Miranda
- 22 de nov. de 2019
- 3 min de leitura

Foto por Canva.com
MARKETING DIGITAL NA PRÁTICA
O que é marketing digital e porque é essencial que você saiba usá-lo a seu favor:
" Marketing digital é um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultado online e offline para empresas, marcas e pessoas."
"Eu construí minha carreira mundial empreendendo pela internet e posso garantir para você: aprender como usar marketing digital pode transformar os seus negócios para sempre."
As frases acima são do Neil Patel. Ele é uma das maiores autoridades mundiais em marketing digital. Se não for a maior.
Você não pode negligenciar a sua presença digital. Fazer isso é suicídio. Marketing digital é essencial para a saúde financeira da sua clínica ou consultório.
Se o Neil Patel é um desconhecido para você (ainda), olhe o que o Yuval Harari disse recentemente AQUI.
Harari é israelense. Filósofo e historiador, além de professor e autor do best-seller internacional Sapiens: Uma breve história da humanidade).
Agora, qual a realidade que ninguém te conta?
1) Você pode jogar muito dinheiro fora com marketing digital sem estratégia, e nada adianta usar estratégias genéricas, precisa ser a sua estratégia, uma que atinja os seus objetivos.
Lembre-se: marketing digital é um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultados online e offline.
2) Marketing digital não é só fazer posts nas redes sociais, isso é só uma pequena parte do trabalho, bem pequena aliás.
3) Marketing digital dá trabalho, muito trabalho.
4) Será cada vez mais difícil conseguir a atenção do seu paciente/cliente. Ele é bombardeado por fotos, vídeos, áudios, anúncios e ofertas de todos os tipos 100% do tempo.
5) Há milhões de ofertas para você também, entre elas estão as ofertas de marketing digital. Vale a pena investir o seu dinheiro em quais dessas ofertas?
COMO OBTER RESULTADOS COM O MARKETING DIGITAL
Antes de sair investindo o seu dinheiro em alguma ação de marketing, seja digital ou tradicional, você precisa seguir esses passos:
1) Define de forma clara os seus objetivos. Lembre-se que precisam ser factíveis. Você pode sonhar alto, deve. Mantenha o foco no seu objetivo e planeje um passo de cada vez. Cada passo pode ser considerado um objetivo;
2) Como ter certeza se seus objetivos são factíveis? Você precisa estudar o passado e o presente para planejar o futuro. Classifique e organize as informações da sua clínica. Encontre padrões. Olhe para os seus dados e faça um paralelo com seus objetivos. A resposta está nessa ação;
3) Olhe para o mercado para planejar o futuro. Não adianta olhar apenas para dentro, para a sua clínica. É preciso olhar para fora, para o mercado. Analise as informações que tiver, que consiga na internet. Trace um perfil atual do seu mercado.
4) Defina muito bem quem é o seu público alvo. Se você quiser se comunicar com todo o mundo, ninguém vai te escutar. Deixe bem claro que é o seu público alvo, onde ele está e como você vai se comunicar com ele.
Falar com um jovem adulto sobre cirurgia refrativa para correção de miopia é totalmente diferente do que falar com uma pessoa na terceira idade sobre cirurgia de catarata. Você tem esses dois públicos? Ótimo! Trate-os separadamente na sua comunicação.
5) Trace seu planejamento de marketing digital. Pesquise as soluções disponíveis no mercado. São milhares, e tem soluções fantásticas!
6) Entenda minimamente sobre o assunto antes de agendar as reuniões com os fornecedores ou prestadores de serviço. Quem deve dominar a reunião é você e não o vendedor. Saiba quais são as suas necessidades e tenha as perguntas à mão na hora das reuniões.
7) Defina como você vai medir o resultado de cada ação de marketing digital que implementar. Nada adianta você investir o seu dinheiro, trabalhar nesse planejamento e não saber se teve ou não resultado. Isso é o mesmo que rasgar dinheiro.
A DICA mais importante: mantenha informação de qualidade na sua clínica, construa indicadores de gestão, incluindo indicadores de gestão de marketing digital.
Comments