top of page

Cultura da escassez x cultura da abundância

  • Foto do escritor: Paola Gouvêa de Miranda
    Paola Gouvêa de Miranda
  • 21 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de out. de 2019

Porque a remuneração por produtividade é uma ótima saída para alavancar o crescimento de clínicas e consultórios.



Devemos pensar em termos de abundância e não de escassez.


Quem pensa em termos de escassez acha que existe uma quantia limitada de riqueza no mundo e, para alguém ganhar dinheiro, outro sempre tem que perder.


Já a cultura da abundância diz o contrário, diz que riqueza pode ser criada. Tudo que é criado, desde uma fruta até um curso online, passa a ter um valor intrínseco e a contar para a totalidade de riqueza do mundo. O que, em tese, gera mais abundância.


Quando o assunto é a remuneração de colaboradores, passando pelos funcionários de clínicas e consultórios, exercitar a cultura da abundância pode ser muito vantajoso.


Após a reforma recente na legislação trabalhista (você pode conhecer mais sobre os impactos na sua clínica clicando AQUI), o médico tem mais liberdade para propor modelos de remuneração adicional baseado em resultados para alguns de seus funcionários.


O desfio é tornar a sua secretária - ou parte da sua equipe - uma agregadora e facilitadora de valor para o seu paciente. Com isso seu faturamento aumenta, consequentemente aumenta sua retirada mensal.

Obs.: isso se você estiver tendo lucro! Saiba se isso ocorre na sua clínica clicando AQUI


Usando esse princípio e pensando em termos de abundância, pagar um adicional para a sua equipe por resultado e não por tempo (hora extra) é a decisão mais acertada.


Existem limites impostos pela legislação vigente e por acordos coletivos com sindicatos, mas certamente existe espaço para conversas e novas propostas.


Em caso de dúvidas, consulte o seu contador, que é o profissional mais adequado para essas demandas.


 
 
 

Comments


bottom of page